Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

03
Set17

Dante Alighieri| Purgatório Dantesco

 A sua estrutura foi condensada com admirável brevidade por Tommaso Casini:

O Purgatório, imaginado mas não doutrinalmente definido pelos padres da Igreja como uma parte das regiões infernais, quase como uma divisão do Inferno, foi concebido por Dante muito mais poeticamente; pois que ele colocou o monte do Purgatório numa região aberta e luminosa na amplidão do oceano, sobre uma ilhazinha antípoda de Jerusalém.

O «Purgatório Dantesco» está dividido em nove partes, que são o Antipurgatório, os sete círculos do Purgatório, guardados, cada um, por um Anjo, em que se expiam os sete pecados capitais: Soberba, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula, Luxúria, e o Paraíso Terrestre ou Éden.

Nesta última parte, que é um lugar de delícias, onde foram por Deus postos a viver Adão e Eva, já os teólogos o tinham imaginado no cimo de um monte altíssimo nas partes orientais da Terra.

Mas Dante, colocando-o sobre a montanha, que forma o reino da penitência, fantasticamente acabou e determinou o que antes dele tinha sido imaginado dum modo genérico, e uniu o lugar da expiação das almas com aquele, onde se realiza a sua purificação individual por meio da imersão em dois rios divinos.

Prof. Marques Braga in A Divina Comédia, Livraria Sá da Costa Editora

 

Simon Kenny "Purgatory"Simon Kenny "Purgatory" in www.pinterest.pt