Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

08
Dez17

Lev Tolstoi| Bog i ya, minha druzya ... Zachem nuzhna religiya?

1908 – TOLSTOI: No início do séc. XX, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii iniciou um levantamento fotográfico do Império Russo. De 1907 a 1915, viajou por onze regiões para documentar paisagens, a vida e o trabalho das pessoas na véspera da I Guerra e da Revolução Russa. Ele desenvolveu técnicas de fotografia em cores, que consistiam em tirar três fotos sequenciais utilizando filtros monocromáticos (azul, vermelho e verde). Na imagem, o único registro colorido de Tolstói.Imagem www.pinterest.pt

 

Há uma pequena rima em russo - "Bog i ya, minha druzya ... Zachem nuzhna religiya?" - que significa "Deus e eu, somos amigos ... para que preciso eu de religião?"

Esta rima resume a atitude de Lev Tolstoi perante a religião organizada, como viu na Rússia czarista.

Após o seu próprio desenvolvimento de fortes convicções pacifistas no início da década de 1880, Tolstoi era um crítico da Igreja Ortodoxa Russa dominante, desaprovando a opressão social e militar do governo czarista.

Nas histórias que escreveu, tentou despertar as pessoas para a superioridade do culto individual em vez do dogma religioso.

Tradução livre do inglês de www.enotes.com