Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

18
Jul18

Aleksandr Pushkin| A pedra angular da literatura russa

Imagem relacionadaImagem www.rbth.com

 

O modo como Pushkin utiliza a língua russa é surpreendente na sua simplicidade e na sua profundidade e veio a tornar-se a base do estilo de escritores como Ivan Turgeniev, Ivan Goncharov e Lev Tolstoi. 

O seu romance em verso, Eugénio Onéguin, foi a primeira obra literária que abordou a sociedade contemporânea como tema, apontando o caminho para o romance realista russo de meados do século XIX. Mesmo em vida, Pushkin já era reconhecido como um grande poeta nacional.

Para os escritores clássicos posteriores ao século XIX, Pushkin, o criador da língua literária russa, tornou-se na pedra angular da literatura russa, e segundo as palavras de Maksim Gorky, "o começo dos primórdios", tornando-se ele próprio a identidade, não só literária, mas também cultural de todo um país.

A sua nobreza conceptual, a ênfase na responsabilidade cívica, a sua confiança no triunfo da razão sobre o preconceito, da caridade humana sobre a escravidão e a opressão, ecoaram em todo o mundo, transcendendo as barreiras nacionais.

Tradução livre do inglês in www.britannica.com