Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

04
Ago18

Arkadi Averchenko| O Cavaleiro da Indústria

Um dos contos de Averchenko, um dos muitos, sarcástico, humorístico, que começa da mesma maneira que acaba: com a queda de um homem da janela.

 

O nosso primeiro encontro aconteceu quando ele, voando da janela do segundo andar, passou diante da janela do primeiro, onde eu nessa altura vivia, e caiu na calçada.

 

O senhor Tsatskin, que cai estatelado na calçada, tenta vender-lhe tudo aquilo que não tem, de forma tão insistente, mas tão insistente, que o homem que o ajuda a levantar-se da estranha queda, ganha vontades de o atirar novamente pela janela.

Um chato, em suma, como todos aqueles que querem impingir seguros, alegrias aos homens melancólicos, ideias, corrector de orelhas, curas para as dores de cabeça, campainhas, fechaduras...

 

(...) e, agarrando o senhor Tsatskin pelo tronco, atirei-o pela janela com um rugido selvagem. Enquanto caía, conseguiu gritar-me: 

-Tem, nas mangas, uns botões de punho muito pouco práticos. As pontas afiadas romperam-me a roupa e arranharam-me a bochecha. Posso propor-lhe outros, de ouro africano com incrustações, um par dois rublos, três pares de...

Fechei a janela com estrondo.