As aventuras de Jan, o bisavô de Sophia
@ www.falandodevinhos.com
Abandonado pelo capitão na Ribeira ou fugitivo de um navio comandado por um dinamarquês a que a sua guelra adolescente não queria submeter-se, com apenas 14 anos, Jan vê-se apátrida, sem casa nem família, num país de língua estranha, costumes católicos e gentes de tez morena.
Com tanto de aventuroso, como de temerário. Nem por isso demora a encontrar aquilo que procurava ou aquilo que o destino lhe ofereceu para procurar - trabalho e oportunidades de negócio.
Porque o garoto fosse despachado, soubesse algum inglês, com lições estudadas enquanto trabalhava no campo, ou atraentemente exótico nos seus olhos azuis e cabelos claros, rapidamente consegue o apoio de um comerciante da Ribeira, que lhe dá um primeiro trabalho como ajudante numa loja de candeeiros na Rua de São João.
A venda em vários pontos da cidade abre-lhe as portas para outras mercancias entre as duas margens do rio Douro. O vai e vem de gentes e mercadorias num dos portos mais movimentados do país depressa lhe sussurra ideias altaneiras, logo permitindo a expansão do circuito até a Galiza e à Alemanha.
Inicialmente com laranjas de Setúbal e cortiça, depois vinho e cereais, provavelmente o principal negócio nos primeiros tempos. Bastou um ano para adquirir uma embarcação à vela, que lhe permitiu investir na aquisição de uma quinta na Régua, para produzir os seus próprios vinhos do Douro." Dos armazéns de vinho do Porto na Ribeira de Gaia à tanoaria e destilaria foi só mais um rasgo de empreendedor. Jan torna-se um homem de negócios dedicado à compra, venda e transporte de mercadorias entre a Europa e a América, abrindo uma firma em Manaus, no Brasil, que tornará mais ágil a exportação de vinhos.
No outro lado do Atlântico dedica-se ao comércio de borracha e cria uma carreira a vapor no rio Amazonas. É assim que escassos cinco anos depois de desembarcar no cais da Ribeira, e com apenas 19 anos, cria a Companhia de Vinho do Porto Andresen, ainda hoje existente, embora há muito entregue a outros proprietários.
in Sophia de Mello Breyner Andresen de Isabel Nery