Cavafy & Oscar Wilde: as afinidades do processo criativo
[No capítulo I de The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde encontram-se] semelhanças da mesma visão do processo criativo [de Cavafy].
O que nos importa, porém, é transcrever os pequenos passos que evocam essas afinidades, as quais, repetimos, provêm da síntese que Wilde realiza desde as concepções de arte de Théophile Gautier.
ao ambiente de vários dos seus poemas de temática histórica directa ou imaginária: «there is a fatality about all physical and intellectual distinction, the sort of fatality that seems to dog through history the faltering steps of kings»;
aa noção da impotência da velhice: «if old men are ever capable of any emotion»;
ao esteticismo ligado a muitas figuras masculinas: «this young Adonis, who looks as if he was made out of ivory and rose-leaves»;
aa força da entidade autoral que é, enfim aquilo a que tudo num poema reverte, mesmo que só à sua memória imaginativa, e que permeia a descrição de tanta figura dos seus versos: «every portrait that is painted with feeling is a portrait of the artist, not of the sitter»;
ao envolvimento de muitos dos poemas onde uma concepção do amor pode ser insinuada: «those who are faithful know only the trivial side of love: it is the faithless who know love's tragedies»;
a e, para finalizar, a forma de tentativa de sombreamento em personagens poéticas que, embora possam transmitir a interioridade do próprio autor, surgem como véu estilístico a que se convencionou chamar dramatização e modo indirecto de transmitir os sentidos mais pessoais: «I really can't exhibit it. I have put too much of myself into it».
in Prefácio de Joaquim Manuel Magalhães e Nikos Pratsinis
in Os Poemas de Konstantinos Kavafis