Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livrologia

Livrologia

20
Ago18

Fiódor Dostoiévski| O Sonho de um Homem Ridículo

Sou um homem ridículo. Agora já quase me têm por louco. O que significaria ter ganho em consideração, se não continuasse sendo um homem ridículo. Mas eu já não me aborreço por causa disso, agora já não guardo rancor a ninguém e gosto de toda a gente, ainda que se riam de mim.

in O Sonho de um Homem Ridículo-Fiódor Dostoiévski

 

Descobrir com o sonho deste homem ridículo que a autocomiseração é a forma mais covarde de viver.

 

Percebe-se ent√£o por que este homem est√° desesperado. Ele n√£o compreendeu a import√Ęncia da primeira parte do mandamento. Para ele, a solu√ß√£o do mundo depende, √ļnica e exclusivamente, do homem. No final do texto ele afirma que a causa de todos os problemas √© o facto de que os homens colocam o conhecimento da vida acima da pr√≥pria vida; o conhecimento da lei da felicidade acima da pr√≥pria felicidade. Bastaria, portanto, que os homens se preocupassem em aprender a amar, e n√£o em aprender sobre o amor.

O sonho de um homem rid√≠culo √© classificado como um ‚Äúconto fant√°stico‚ÄĚ, ou seja, s√≥ existe na imagina√ß√£o. Mas, finda a sua leitura, fico com a impress√£o de que h√° muitos homens rid√≠culos neste mundo, e me parece que eu mesmo sou um deles.

in Catálise Crítica

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem coment√°rios moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.