Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

29
Fev16

Nikolai Gogol| O seu triste fim

Fevereiro, 1852. O escritor Nikolai Gogol est√° a morrer. Ele tenta puxar meia d√ļzia de sanguessugas do seu nariz, mas as suas m√£os est√£o firmemente atadas √† cama. Entretanto, os m√©dicos charlat√Ķes que est√£o a trat√°-lo preparam outro banho quente, a ferver, e enviam mais jarros de √°gua gelada para despejar sobre a cabe√ßa dele. √Č um triste fim para um dos grandes da literatura russa, cujo sucesso e fama n√£o o puderam salvar do seu sentido de fracasso e do medo m√≥rbido da morte que o contagiaram nos seus √ļltimos dias.

Gogol era j√° uma celebridade quando regressou √† R√ļssia em 1848, mais de 10 anos depois de ter partido para a Europa. Tinha obtido um sucesso popular com obras como "O Inspector-Geral", "O Nariz", "O Capote" e a primeira parte de "Almas Mortas".

Este foi o homem que escreveu as primeiras obras de surrealismo russo e o grotesco, e foi tão importante para o futuro desenvolvimento da literatura russa que há uma citação, que alguns atribuem a Dostoiévski e outros a Turgenev, declarando: "Todos nós saímos do capote de Gogol".

Artigo "The final days of Russian writers" de Yolanda Delgado

Traduzido do inglês

rbth.com

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem coment√°rios moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.