Notícias literárias ou assim-assim neste Verão
Então, como vão essas compras na Feira do Livro de Lisboa e na Feira do Livro do Porto? Espero que excelentes.
Salman Rushdie vem a Portugal. A Livraria Lello anunciou que Salman Rushdie vai marcar presença no Porto a 17 de Setembro numa conversa sobre a sua carreira, orientada pela escritora, jornalista e crítica literária, Isabel Lucas. Se estiverem pelo Porto não percam a oportunidade.
Adenda de última hora: Salman Rushdie cancelou a viagem ao Porto. A Livraria Lello indicou estar confiante que poderá “anunciar em breve” nova data para receber o autor dos ‘Versículos Satânicos’, a quem prestará homenagem como ‘Autor do Mês’ ao destacar a sua obra ao longo de Setembro.
Um passeio pelas margens do Sena em Paris, seguindo os livros, pode ser feito na margem direita, da Pont Marie ao Quai du Louvre, e na margem esquerda, do Quai de la Tournelle ao Quai Voltaire. Os bouquinistes, os tradicionais vendedores de livros que se espraiam pelas margens do rio disponibilizam mais de 300 mil obras. Os mui cobiçados lugares de livreiros são atribuídos por períodos de cinco anos pela Câmara Municipal. Os vendedores não pagam renda, mas devem abrir pelo menos quatro dias por semana. Seria extraordinário se pudéssemos seguir os livros pelas margens do Douro ou do Tejo, tal e qual como em Paris.
O que escondem os livros dentro das suas páginas, quando são devolvidos à biblioteca? Sheron Mckellar que trabalha na biblioteca pública de Oakland tem publicado no site todos os tesouros que encontra escondidos dentro dos livros que são devolvidos. De rabiscos a cartas de amor, há verdadeiros achados.