Os homens hão-de ver apenas a nudez
Durante a sua estadia na casa da madrinha, Matilde refugia-se na sala de caça para pintar. E é nesse lugar marcadamente masculino que começa a pintar as suas "Reminiscências" e mais tarde o seu auto-retrato que intitulará como "La Gamuza".
Neste seu auto-retrato pinta-se nua, em cima de um rochedo, em contacto com a natureza, mas esta sua ousadia terá um preço muito alto e o irmão adivinha-lhe o futuro: os homens hão-de ver apenas a nudez, a tua nudez, e as mulheres chamar-te-ão desavergonhada.
Matilde não teme as consequências que lhe serão desastrosas, simplesmente porque considera que comunicou a sua verdade.
As consequências não tardam em aparecer: a madrinha expulsa-a de casa e deserda-a e perde o noivo. Mais tarde virá a conhecer Castro Borges, o capitalista, que oferece a Matilde uma série de vantagens que ela recusa. No entanto, ele não hesita em tocá-la e em tratá-la como um mero objecto. Porque é apenas isso que ele vê no seu quadro, um objecto de desejo.