Pela primeira vez, em toda a minha vida de leitora, li um premiado Pulitzer
Ao criar um ciclo de leitura de premiados Pulitzer decidi dar o primeiro passo, num caminho iniciático peculiar, pela literatura dos Estados Unidos. Sei que há grandes nomes por onde poderia ter começado como Edgar Allan Poe, Emily Dickinson, Walt Whitman, William Faulkner entre tantos outros, mas escolhi começar desta forma.
Pela primeira vez, em toda a minha vida de leitora, li um premiado Pulitzer e, logo o primeiro de todos eles: His Family de Ernest Poole.
Pesei o contexto histórico e a intenção do autor, mas ainda assim Poole não me encantou. Ao explorar a mente de um homem, cujas três filhas crescem e mudam com os novos tempos, Poole coloca a eterna questão existencial se as mudanças acontecem para melhor ou para pior. Tal como Os Irmãos Karamazov de Dostoiévski cada uma das suas três filhas representam três modos diferentes de se viver a existência, como mãe, como activista e como um espírito livre. E é através da família que as grandes mudanças sociais e económicas, que ocorrem com a Primeira Guerra Mundial, são analisadas, o que torna o tema da reforma social, que Poole gosta tanto de advocar, mais real e pessoal e não um mero relato jornalístico.
Há pequenos precisosismos da época que achei interessantes como o relato de alguns momentos da história de Nova Iorque, o aparecimento dos novos subúrbios da cidade, a mecanização da agricultura, a liberdade sexual feminina. O que achei mais engraçado foi o optimismo e a esperança com que o autor encara a Primeira Guerra Mundial, esperando um desenlace rápido e pacífico, quando no futuro iria ocorrer uma Segunda Guerra Mundial.
Do ciclo de leitura Pulitzer assim estão as minhas leituras:
De Ernest Poole:
- acabei de ler His Family
De Booth Tarkington:
- comecei a ler The Magnificent Ambersons