Uma lacuna grave como leitora não ter lido absolutamente nada de literatura brasileira
Era uma lacuna grave como leitora não ter lido absolutamente nada de literatura brasileira, por isso há uns anos atrás decidi que chegara o momento de a corrigir.
Não me recordo do motivo que me levou a começar por Clarice Lispector e já li Perto do Coração Selvagem e A Descoberta do Mundo - Crónicas. Leio os livros de Clarice com longas pausas intermitentes devido à sua escrita abismal e tenciono ainda ler mais livros dela no futuro.
Depois li Cecília Meireles. Tal como Sophia, Cecília é a escrita que almejo escrever, mas apenas nos meus sonhos. Fiquei absolutamente deslumbrada com a delicadeza das suas palavras, com a leveza da sua profundidade.
Foi Sophia e Clarice que me levaram a ler Manuel Bandeira. Estas mulheres contaram-me sobre o grande poeta, cada uma à sua maneira, e coincidências não as havendo, convenci-me que do outro lado do etéreo me diziam para o ler. E li-o sofregamente.
E ao ler Manuel Bandeira descobri a forte amizade que manteve com Mário de Andrade um dos vanguardistas do modernismo brasileiro que estou a ler neste momento.
Muitos mais autores brasileiros aguardam pela minha leitura e confesso que ainda não decidi quem vou ler a seguir.