Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

21
Ago18

William Faulkner| O seu Mississípi

Resultado de imagem para faulkner oxford mississippi

Rowan Oak, Casa de William Faulkner em Oxford Mississípi © Charles & Mary Love | www.thealleycatblog.com

 

Localizada a cerca de uma hora de carro de Memphis (Mississippi, EUA), Oxford seria mais uma pacata cidadezinha sulista se não fosse por dois factos: ser a sede da Universidade do Mississípi e a terra natal de William Faulkner.

...

Mais conhecida como “Ole Miss”, a universidade movimenta a vida cultural e económica de Oxford, que tem cerca de 50 mil habitantes. Em 1962, a instituição entrou para a história dos direitos civis quando o aluno James Meredith entrou escoltado por tropas federais para garantir a sua segurança na sala de aula. Foi o primeiro afro-americano a frequentar a universidade.

...

Oxford faz parte do condado de Lafayette, fundado em 1830 numa área que pertencia ao povo indígena Chickasaw, que foi expulso. Os nativos chamavam-na de Yoknapatawpha, o que significa “terra arruinada”, e que dá nome a um afluente do rio Mississípi. 

...

Na primeira metade do século XIX, as fazendas de algodão movidas a trabalho escravo fizeram a riqueza da aristocracia. mas durante a Guerra da Secessão (1861-1865), Oxford foi saqueada e queimada pelas tropas do norte. Os edifícios da universidade tornaram-se hospitais temporários para cuidar dos feridos. Depois do conflito, a segregação racial, a decadência e a pobreza marcariam os anos seguintes.

Tudo isso inspirou Faulkner a criar Yoknapatawpha, o condado fictício da cidade de Jefferson que aparece na maioria das suas obras e que, nas palavras do escritor, seria o “selo postal do seu solo nativo”. O território representaria o micro cosmos da vida do sul nos Estados Unidos e as suas feridas do passado, como a guerra e a violenta sociedade escravocrata.

To understand the world, you must first understand a place like Mississippi.

...disse Faulkner.

Excertos adaptados de roteirosliterarios.com.br