Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

17
Ago18

William Somerset Maugham| O menino que não podia sorrir

Author, William Somerset Maugham, as a boy.Imagem www.pinterest.co.uk

 

Maugham nasceu na Embaixada do Reino Unido em Paris. O seu pai era o advogado responsável pelas questões legais da embaixada britânica. Segundo a lei francesa , todas as crianças nascidas em solo francês poderiam ser recrutadas para as forças armadas. Para o evitar, o seu pai assegurou que o seu nascimento ocorresse na embaixada, tecnicamente solo britânico.

Educado em França, perdeu os pais muito cedo: aos oito anos perde a mãe e dois anos depois, o pai, ficando órfão.

É enviado para o Reino Unido para viver com o seu tio, Henry McDonald Maugham.

A mudança foi catastrófica. O tio veio a revelar-se frio e emocionalmente cruel, desconcertando psicologicamente Maugham.

Na King's School, em Canterbury, quase uma versão do purgatório, como contaria posteriormente o escritor, ficou em regime de internato. Sendo o francês a sua língua mãe, tinha muita dificuldade em comunicar em inglês, tendo sido alvo de chacota entre os colegas.

Nessa época, surgiu a gaguez, o que dificultou a sua socialização, tornando-o tímido e introvertido, e que o acompanhou durante toda a sua vida.

Sob o olhar perscrutador do tio era submetido a um total controle e as emoções estavam proibidas. Foi forçado a esconder o seu temperamento e proibido de expressar qualquer emoção, tornando-se sarcástico, característica que viria a marcar a sua escrita.

Tradução livre do inglês www.bl.uk e www.thefamouspeople.com

2 comentários

Comentar post