Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livrologia

by Miss X

Livrologia

by Miss X

27
Ago18

William Somerset Maugham| O médico que nunca o quis ser

Hospital St. Thoma's em meados de 1900 @ www.pinterest.pt

 

Em 1896 termina as suas primeiras duas histórias - A Bad Example e Daisy - e envia-as para a editora. 

Infelizmente, a história não agradou à editora e Maugham, como muitos grandes autores antes dele, lançou a sua carreira com o inevitável sabor da rejeição. Mas o escritor não ficou desanimado e começou a trabalhar numa nova história com base nas suas experiências como estudante de medicina.

Nessa altura, Maugham tinha começado a trabalhar como assistente de obstetrícia. Participou em cesarianas e ajudou a dar à luz uma média de três bebés por dia. Em três semanas participara em 63 partos.

O escritor começou a desenvolver uma obsessão por mulheres que morriam durante o parto, tornando-se num tema recorrente nas suas histórias. Primeiro em Liza of Lambeth (1897), mais tarde em Mrs. Craddock (1904), em The Merry-Go-Round (1904) e em Cakes and Ale (1930).

A teoria psicanalítica tentaria explicar a criatividade e a obsessão do escritor como uma transferência subliminar do desejo pré-edipiano da sua mãe para gerar filhos.

Em 1897 sai de St. Thoma's ao concluir os estudos. É convidado a trabalhar na obstetrícia, mas recusa, dedicando-se à escrita a tempo inteiro.